quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Inclusão em pauta no Viva Rio

Estimular o intercâmbio entre os diferentes atores que trabalham com pessoas com deficiência (PCDs), construindo um panorama de possibilidades que suscitem a excelência no atendimento desse público. Esse foi o objetivo do “1º Fórum Viva Rio Eficiente – Boas Práticas no Atendimento de Pessoas com Deficiências (PCDs) e Usuários Especiais”, realizado na última segunda-feira (08), no Viva Rio.
Tamiris Barcellos (50)
Alunas do grupo Dança Adaptada, da CF Ana Maria dos Santos, durante performance ao som de Nossa Senhora
O fórum apresentou ações desenvolvidas nas unidades de saúde, administradas pelo Viva Rio e Secretaria Municipal de Saúde nas áreas programáticas (A.P) 2.1, 3.1 e 3.3, que marcam a excelência nas atividades com esse público. Em comum, os projetos abordaram a temática da porta de entrada e a qualidade no atendimento.
Um dos projetos mais antigos no trabalho com o público, o Núcleo de Atenção ao Desenvolvimento Interdisciplinar Infantil (NAIDI) foi criado em 1950 para atender crianças, mas no decorrer do tempo ampliou seu acolhimento para todas as faixas etárias. Em 63 anos de atuação, já atendeu mais de 14 mil pessoas com o propósito de oferecer um ambiente favorável à realização de experiência e vivências que o levem a reabilitação física ao desenvolvimento mental e ao ajustamento social.
Tamiris Barcellos (14)
Ronaldo Caloiero, idealizador do Núcleo de Atenção Interdisciplinar ao Desenvolvimento Infantil (NAIDI), viu o aumento no número de atendimentos do núcleo com o advento do Programa Saúde da Família
Coordenador do núcleo, Ronaldo Caloiero informou que, com a criação do Programa Saúde da Família, houve um aumento nas demandas encaminhadas para o NAIDI. “Havia muita coisa reprimida nas comunidades porque não tinham acesso a essas unidades, então o Saúde da Família buscou, identificou e trouxe essas pessoas para o tratamento”.
Sua experiência a frente desse núcleo o levou a coordenar o projeto Reabilitação na Clinica da Família Felippe Cardoso, fundado em 2011, que atua com o mesmo principio do NAIDI. De acordo com o fisioterapeuta da unidade, Renato de Almeida, em três anos de atividade, foi possível notar a melhora da função motora, amenização de quadros clínicos graves, fortalecimento da musculatura, linguagem e memória.
Tamiris Barcellos (21)
Integrantes do NAIDI da Clinica da Família Felippe Cardoso, a fonoaudióloga Conceição Alkmin e o fisioterapeuta Renato de Almeida apresentaram as ações que são realizadas pela unidade no atendimento a pessoas com deficiência
“O trabalho com PCDs requer atendimento individual especializado e multidisciplinar e tem por objetivo ressignificar a vida do usuário e permitir o protagonismo em suas atividades cotidianas”, afirmou Renato.
Atuar considerando as peculiaridades da criança é uma das especialidades da Clinica da Família Madre Tereza de Calcutá. Terapeuta Ocupacional da unidade, Rosane Veronez mostrou em vídeo como o trabalho diferenciado com esse público pode ajudar em seu gradativo desenvolvimento. “Queríamos oferecer na rede pública um espaço semelhante ao da rede particular para mostrar a essas pessoas que elas também tinham direito a um tratamento de qualidade”.
Tamiris Barcellos (27)
Rosane Veronez: “queríamos oferecer na rede pública um espaço semelhante ao da rede particular”
Nos três núcleos da A.P 3.1, a porta de entrada são os encaminhamentos médicos e escolares, além da procura espontânea. Os projetos contam, desde o inicio, com o apoio do Rotary Club.
O lúdico como forma de tratamento
Também apresentado como alternativa ao tratamento, o lúdico é tido por muitos como um meio importante de expressão para as crianças com algum tipo de deficiência. Defensora árdua dessa tese, a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) Mauricio de Souza, Maria Jacinta Costa, apresentou o trabalho que a unidade realiza através da Brinquedoteca. A atividade, realizada em parceria com a área da Educação do Viva Rio, tem o objetivo de despertar na criança e adolescente o gosto pelo brincar através de atividades que estimulem a criatividade, raciocínio lógico, sociabilização e superação de possíveis traumas sofridos na infância.
Tamiris Barcellos (43)
Na Brinquedoteca, afirma Jacinta, o lúdico é utilizado como meio de tratamento
Jacinta afirmou que a Brinquedoteca contribui no atendimento dos usuários da unidade. “Uma criança não pode ficar em tratamento várias horas. É preciso que ela brinque de maneira livre, pois isso é fundamental para o desenvolvimento psíquico”. Ressaltou ainda que, diferente do adulto, a criança nem sempre consegue usar o recurso da fala para expressar seus sentimentos e anseios. “O brincar é a maneira que elas têm de falar o que está acontecendo, o que pensam do mundo e da vida”.
Os adultos também se beneficiam da atividade lúdica. Foi o que mostrou o grupo de Dança Adaptada da Clinica da Família Ana Maria dos Santos Correia, da 3.3. A atividade contribui para a ampliação e organização do acesso à saúde e proporciona ao paciente o atendimento de suas necessidades individuais por meio do prazer existente nas atividades propostas durante as aulas.
Tamiris Barcellos (39)
Roseli Amaral, idealizadora do Dança Adaptada, dona Cristina e a filha Naiara falam sobre a importância da dança no tratamento de PCDs
Mãe da cadeirante Naiara, Cristina Maria Melo vê na atividade uma oportunidade de tratamento para sua filha. “Quando ela começou nas aulas, ela não tinha postura, tinha os braços travados e não era tão feliz como é hoje”. A alegria da menina foi percebida durante a apresentação de bale realizada no encerramento do Fórum.
O evento foi promovido pelo Programa Viva Rio Eficiente, que tem o propósito de consolidar a política de inclusão na instituição, além de integrar a rede existente para promover a inclusão de todos os indivíduos que necessitam de um atendimento diferenciado.
Tamiris Barcellos (46)
Roseli, Naiara ( na cadeira de rodas) durante apresentação do projeto Dança Adaptada

(Texto: Flávia Ferreira|Foto: Tamiris Barcellos)
Fonte: Viva Rio

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua F, S/nº - Vila Kosmos- Rio de Janeiro

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 19h

Telefones

Tecnologia do Blogger.